domingo, 24 de maio de 2015

ilha dos Frades

Em Minha opinião, é a melhor e mais bela praia de Salvador, na verdade e´uma ilha composta de belas praias pra você conhecer, porém essa imagem chama-se Ponta, o local mais bonito da ilha dos Frades, com águas limpas e cristalinas, uma beleza que só de perto pra você contemplar que é a mais pura verdade, um belo cartão postal. Wikipédia: De acordo com uma lenda local, a ilha é assim denominada uma vez que, à época do início da colonização, nela foram assassinados dois frades pelos Tupinambás, os quais pretendiam catequizar. Foi, também, um importante entreposto de escravos para o Recôncavo Baiano. Um dos filhos ilustres da ilha dos Frades, foi o Barão de Loreto (1836-1906), personagem política da época do Império.
A tradição oral nativa conta que, durante décadas, a ilha dos Frades foi dominada por um fazendeiro denominado Gabriel Viana, que no estilo dos "coronéis" dos tempos da República Velha, agia como um verdadeiro senhor feudal, decidindo sobre a vida e a morte dos moradores, ora sendo um benfeitor da comunidade local, através de práticas assistencialistas, ora sendo um dominador autoritário. A colonização formou três pequenas povoações que são: "Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe", na qual moram atualmente cerca de quarenta e cinco pessoas. Possui diversas barracas de praia e de artesanato, além de contar com ruínas de um antigo casarão e de uma igreja que remonta ao século XVII que está completamente arruinada. "Costa de Fora", onde moram cento e cinquenta habitantes. Conta com uma hospedaria (Hospedaria Barracuda) com dez leitos e um único bar. Possui uma igreja antiga escondida na vegetação, algumas quedas d'água escondidas na Mata Atlântica remanescente e o único cemitério da ilha.
"Paramana", a principal povoação de lá, conta com mais de novecentos habitantes. Conta com um posto policial, um posto de saúde que atende semanalmente, além de barracas de praia, alguns restaurantes, um pequeno comércio e uma pousada. Próximo desta povoação fica a mais que centenária "Igreja de Nossa Senhora do Loreto" e um casarão centenário, ambos reformados. A ilha constitui-se em uma reserva ecológica municipal desde 1982 e integra a APA (Area de Preservação Ambiental) Estadual Baía de Todos os Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário